Como Criar um Ebook

O que é um Ebook?

A palavra “Ebook” se tornou cada vez mais comum nos últimos anos. Devido a uma diversidade de fatores e vantagens, eles são utilizados com frequência nas estratégias de crescimento de empresas e empreendedores. Assista nossa aula de Como Criar um Ebook no Canva 2020 e publique sua obra hoje mesmo!

Mas por que eles são tão eficazes? Quais as vantagens dos Ebooks? Como tirar proveito disso e criar seu próprio livro digital? Para ter as respostas, basta continuar lendo. Vamos lá!

De forma simples, um Ebook nada mais é do que um livro digital. Ele tem texto, imagens e diagramação, da mesma forma que um livro comum, e geralmente é distribuído nos formatos PDF, ePUB ou Mobi.

Mas ao contrário dos livros tradicionais, um Ebook não tem um tamanho ou número de unidades mínimas para ser publicado. Por isso mesmo, um Ebook pode ter qualquer tamanho, sejam 3 páginas ou 300.

Além disso, por ser um livro digital, diversos tipos de conteúdo multimídia podem ser adicionados ao seu Ebook, tornando-o muito mais versátil.

Por que criar um Ebook?

Geralmente, você vai querer criar um Ebook quando tiver que se aprofundar em um assunto de uma forma que não seria possível em um único post do seu blog, por exemplo. Muitos Ebooks, de fato, são uma coletânea de posts reunidos em um único lugar.

Ebooks são ótimos para negócios digitais, pois ajudam o visitante a conhecer mais sobre a empresa, seus serviços e produtos. Eles são uma excelente forma de captar leads — clientes em potencial —, convencendo o visitante a dar mais um passo na jornada de compra em troca de conteúdo exclusivo.

O envio geralmente é feito por e-mail, o que quer dizer que o visitante forneceu seus dados de contato voluntariamente. Isso permite ações mais eficazes de marketing, como o envio de newsletters e e-mail marketing.

Algumas vantagens dos Ebooks são:
tamanho irrestrito;
baixo custo de criação e distribuição;
envio imediato;
possibilidade de leitura em diversos dispositivos;
possibilidade de adicionar conteúdos multimídia, como vídeos, áudios e hiperlinks;
grande potencial para captar leads.

Dicas para criar um Ebook

Se você pretende criar um Ebook para seu negócio, fique atento às seguintes dicas:

Pense na Finalidade
O que você quer fazer com seu livro digital? Conseguir mais leads? Aprofundar um assunto? Vendê-lo? Defina bem a finalidade do seu produto e planeje o conteúdo com cuidado.

Conteúdo interessante
Cada cliente em potencial está em um estágio diferente da jornada de compras (também chamada de funil de vendas). Por isso, direcione conteúdo que vai realmente fazê-lo dar um passo à frente.

Invista em copywriting
Ainda que seu Ebook tenha um tom mais informativo, ele deve ser apelativo para quem o lê. Por isso, invista em conteúdo persuasivo, que faça o cliente continuar com vontade de manter o relacionamento com sua empresa.

Conteúdo acessível
Quanto mais acessível for seu Ebook, mais pessoas poderão conhecer sua marca. Tenha certeza de que seu texto é claro, conciso e flui bem, e não deixe de considerar o uso de mídias como áudios e vídeos.

BÔNUS: Ferramenta gratuita para criar um livro digital
Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário dominar ferramentas complexas ou pagar por elas para criar seu Ebook. Há ferramentas gratuitas, como o Canva, que possibilitam a criação de livros digitais com facilidade, rapidez e de qualquer lugar.

Basta acessar o site da ferramenta, se cadastrar e pesquisar por um template interessante. Você pode fazer adicionar e editar imagens, texto controlando tudo de forma simples e intuitiva. O site facilita muito a formatação e o posicionamento dos elementos, o que torna tudo ainda mais fácil.

Criar um livro digital te dá grandes vantagens na hora de conseguir leads e melhorar o relacionamento com o seu público. Utilizados da maneira correta, eles podem acelerar o processo de compra e fazer seu empreendimento crescer mais rapidamente.

Gostou do Ebook e quer criar outros projetos com Canva, conheça nosso curso grátis de Canva Design 2020.

Você conhece outras vantagens dos livros digitais? Fala pra gente! E se você gosta do assunto, continue lendo nosso blog!

Be the first to add a review.

Please, login to leave a review