Curso Grátis de Arduino para Iniciantes

5 out of 5
5
1 avaliação

Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++

Conheça mais sobre o Arduino

Conheça mais sobre o Arduino. Descubra tudo que essa plataforma de prototipagem é capaz de fazer por você e por seus projetos computacionais.

O Arduino tem sido uma das principais portas de entrada para quem quer entender mais sobre robótica e computação. Essa plataforma voltada para processos de prototipagem, vem conquistando cada vez mais entusiastas.

Portanto, com esse artigo você irá conhecer mais a fundo sobre o Arduino. Veja quais as possibilidades esse sistema oferece e como pode ser aplicado no dia a dia. Acompanhe.

O que é Arduino?

É uma ferramenta chamada open-source, sendo seu software uma multiplataforma. O mesmo se caracteriza principalmente por ser extremamente versátil e de fácil manuseio.

Então, antes de saber mais o que é Arduino, entenda como ele surgiu. O mesmo foi criado no ano de 2005 por um time de 5 pessoas. O intuito era que fosse desenvolvido um produto barato e funcional, ao mesmo tempo que seguisse os preceitos de um hardware livre.

Assim, ele é especialmente destinado para quem busca criar um ambiente interativo. Com o Arduino é possível combinar a ação de motores, luzes, e outros objetos do tipo.

Desse modo, sua placa é basicamente o que se chama de microcomputador. O mesmo possui uma série de elementos que tornam atividades como programação e criação de circuitos, mais fáceis.

Além disso, ao se perguntar o que é Arduino, é necessário saber que ele possui 2 principais componentes. O primeiro deles é a placa de hardware citada acima, e o segundo é o IDE. Esse último, é o software que irá interpretar as informações.

O que o Arduino permite fazer?

Tendo em vista o que foi citado acima, as possibilidades aqui são quase infinitas. Você pode usar a sua criatividade e desenvolver sistemas distintos. Muitas pessoas utilizam essa plataforma para automatizar suas casas e escritórios.

Assim, isso só é possível pela quantidade de sensores que ele tem. Para isso basta usar a placa, junto com alguns resistores e capacitores. Esse conjunto de elementos são imprescindíveis para a elaboração de um bom projeto no Arduino.

Ainda, é possível aumentar as funcionalidades dessa plataforma. Para isso, você precisa de uma placa chamada Shield. Com ela, acesso a internet, medições de temperatura e umidade, dentre outras coisas, são facilmente programadas.

No entanto, tendo em mente o que é Arduino, você já consegue programar muita coisa. Não precisa de muito para atingir altos níveis de criatividade com ele.

Como começar a utilizar o Arduino?

O primeiro passo é sempre coletar os itens necessários para criar com ele: um computador, uma placa e a sua IDE. Certifique-se de que a placa escolhida atende as suas necessidades. Uma dica é conversar com pessoas que já têm experiência no assunto.

Em seguida, vale a pena investir em outros módulos mais avançados ou em kits completos de desenvolvimento. Mesmo sabendo o que é Arduino, sempre existem novos conhecimentos a serem adquiridos.

Também, não deixe de pesquisar mais sobre como você pode ir implementando cada peça para criar seu ambiente interativo ideal.

Pronto, agora você sabe como funciona o Arduino. Lembre-se que sua criatividade é o principal fator que dita as regras dessa plataforma. Crie projetos incríveis com ela.

5
5 out of 5
1 Avaliações

Notas

Estrelas 5
1
Estrelas 4
0
Estrelas 3
0
Estrelas 2
0
Estrelas 1
0

{{ review.user }}

{{ review.time }}
 

Show more
Please, login to leave a review