Curso Grátis de Lógica de Programação

5 out of 5
5
1 avaliação
curso gratis de logica de programacao

Melhores Cursos Gratuitos de Programação

Lógica de programação: para que serve e por que aprender

Lógica de programação, assim como o nome diz, é a lógica que há quando se realiza uma programação, meio óbvio, certo? Mas vamos entender melhor tudo isso.

A programação tem em seu processo uma elaboração de ações (seus códigos), a fim de se chegar em um objetivo final. Esses códigos (que também são chamados de algoritmos), funcionam em uma determinada sequência, que se estiver correta irá completar seus objetivos de quando começou a programar.

Em seguida, confira qual a função dessa lógica e também do porquê você deve aprender antes de começar a programar de vez e como ela irá te ajudar a aprender QUALQUER linguagem que você queira.

Para que serve a lógica de programação?

A lógica de programação pode ser entendida como uma simples lógica, como por exemplo: Quando aprendemos o alfabeto, nós descobrimos que a letra “A” vem antes da letra “B”, e assim em diante.

A lógica de programação pode ser compreendida dessa forma, como uma instrução para quem está começando a aprender sobre programação.

  • A programação conta com diferentes linguagens, mas vejamos as mais populares:
  • Java;
  • C;
  • C++;
  • C#;
  • Phyton;
  • JavaScript;
  • PHP.

Há diversas outras linguagens, porém todas elas contam com diferentes formas de escrever o mesmo código, e então entra a lógica de programação.
Aprendendo a lógica que há na programação, você aprenderá a dinâmica da comunicação entre você e a máquina, e ao entender como isto funciona, será muito mais simples na hora de aprender qualquer linguagem de programação.

Por que aprender a lógica antes?

Afinal, por que aprender a lógica primeiro ao invés de aprender direto alguma linguagem na qual você já sabe que quer aprender?

Assim como dito anteriormente, aprender antes a dinâmica (e a lógica) que há na máquina ao ler seus algoritmos, irá facilitar o seu trabalho depois para aprender a linguagem que deseja (e até as outras).

Imagine o seguinte cenário:
Você tem um trabalho para apresentar, e você irá se dedicar o resto do ano a esse trabalho.

Você pode começar lendo um papel onde já está tudo escrito (como uma colinha para prova), ou aprender e DOMINAR o assunto. Se você realmente irá se dedicar durante todo ano somente para esse trabalho, não é lógico que você irá poupar tempo se aprender logo?

Assim também funciona a lógica de programação: você pode ir no programa e saber os códigos, mas uma hora ou outra eles podem acabar dando algum erro, e aí você não entende o porquê está dando erro, afinal, você escreveu o código corretamente.

Você não entender o porquê está dando erro irá te custar tempo (e às vezes um BOM tempo), e esse erro pode acontecer não só uma vez, mas sim várias.
O tempo perdido por diversos erros poderia simplesmente não existir, caso compreendesse a lógica que há na máquina ao ler seus algoritmos.

Aprender a lógica antes irá poupar tempo seu (no futuro) e te preparar antes por tudo que está por vir na longa jornada de aprender programação.

5
5 out of 5
1 Avaliações

Notas

Estrelas 5
1
Estrelas 4
0
Estrelas 3
0
Estrelas 2
0
Estrelas 1
0

{{ review.user }}

{{ review.time }}
 

Show more
Please, login to leave a review